Top Músicas de Natal

Lista das melhores canções de Natal. Inclui um tema nacional.
Rádio Arena
07 Novembro 2021

Playlist no spotify disponível no fundo do artigo.

Todos os anos há uma situação que se repete e da qual nos parece que não nos iremos saturar nunca. Com a aproximação do Natal, voltamos a ter vontade e quase necessidade de relembrar todos aquelas músicas que alguns meses antes já não conseguíamos ouvir, tantas foram as vezes que tocaram nas rádios, tvs, filmes, séries, anúncios publicitários, lojas comerciais ou sons de rua. São músicas que nos fazem reviver memórias e até de certa forma nos aconchegam do frio de inverno.
A lista que se segue é uma amostra daquelas que se tornaram hinos de uma das épocas mais características do ano, o Natal! Também disponível no Spotify.

1º Mariah Carey “All I Want For Christmas Is You”


Lançada em 1994, Mariah Carey lançava aquela que seria a canção que a tornariam conhecida como a rainha do Natal. Todos os anos, sem exceção, e já lá vão 26, o single “All I Want For Christmas Is You” é ouvida vezes sem conta, até à exaustão. Uma canção que não deixa ninguém indiferente logo após as primeiras notas e os típicos sons de sinos de natal. É um êxito absoluto que continua render milhões a Mariah Carey, tal é quantidade de vezes que continua a ser ouvida nesta época. Ainda assim, apenas como curiosidade, só recentemente conseguiu chegar o nº1 do Reino Unido na tabela de singles.

2º Andy Williams “It’s the Most Wonderful Time of the Year”


É uma canção popular de Natal escrita em 1963 por Edward Pola e George Wyle. Foi gravada e lançada naquele ano pelo cantor pop Andy Williams no seu primeiro álbum de Natal, “The Andy Williams Christmas Album”. Este é considerado um êxito improvável, uma vez que na altura da edição do álbum, a sua editora de então, optaria por preferir e promover uma versão de “White Christmas” que Andy Williams tinha no álbum. Só mais tarde, perceberam que “It’s the Most Wonderful Time of the Year” reunía mais preferências do público. Hoje, continua a ser uma das canções de Natal mais ouvidas, ano após ano.

3º Wham! “Last Christmas”


Esta é outras das canções de natal que nos acompanha ano após ano desde o ano do seu lançamento em 1984. A canção foi escrita por George Michael e o vídeo é um dos mais vistos no youtube relativos a esta época com cerca de 650 milhões de visualizações, com tendência constante de subida. A canção chegou na altura, nos anos 80, a ser comparada a um êxito de Barry Manilow “Can’t Smile Without You”, havendo mesmo acusações de plágio em tribunal. Não deve haver playlists de Natal que não incluam este “Last Christmas”.

4º Band Aid “Do They Know It’s Christmas”


“Do They Know It’s Christmas?” foi gravado em 25 de novembro de 1984 e nele participaram uma grande parte dos maiores artistas pop da altura. Entre os participantes na versão original estão nomes como: Adam Clayton e Bono (U2), Phil Collins (Genesis), Bob Geldof (The Boomtown Rats), Duran Duran, Spandau Ballet, Bananarama, George Michael, Midge Ure, Boy George (Culture Club), Holly Johnson (The Frankie Goes to Hollywood) entre outros… Mais tarde em 1989 e em 2004 viriam a ser gravadas novas versões da canção.

5º Michael Bublé “It’s Beggining to Look a Lot Like Christmas”


O single é um dos mais recentes desta lista, mas tem ganho, desde a sua edição, um lugar cada vez mais especial nas playlists de Natal. Michael Bublé tem se vindo a tornar num dos maiores interpretes de standards, em particular de músicas de natal.

6º Brenda Lee “Rockin’Around the Christmas Tree”


Há muitas versões diferentes deste tema gravado originalmente em 1958. Mas, ainda assim, aquela que escolhemos para a lista é a original de Brenda Lee, também conhecida como Little Miss Dynamite.

7º Ariana Grande “Santa Tell Me”


O single foi lançado em 2014 e estava incluído num EP com outras três canções de natal, sendo duas delas originais. “Santa Tell Me” é uma das mais recentes da lista. Ariana Grande também participa em outras canções de Natal, sendo uma das colaborações mais famosas, a que gravou com Mariah Carey.

8º The Beach Boys “Little Saint Nick”


A banda norte-americana que é essencialmente músicas que nos transportam para o universo do surf e do verão, também tem uma canção de natal. Não é das músicas mais populares da banda liderada por Brian Wilson, mas merece estar incluída entre as canções típicas desta época.

9º David Fonseca “Last Christmas”


Todos os anos o leiriense David Fonseca (ex-Silence 4) tem lançado uma canção de Natal. Uma tradição já com anos suficientes para lançar uma coleção de músicas de natal. Aconteceu em 2020, em ano de pandemia, e recebeu o nome de “Christmas Songs Vol I”. Para além de versões de clássicos como “Jingle Bells”, “Little Drummer Boy”, “Do They Know It’s Christmas” ou “My Favourite Things, está lá incluída também uma versão de um êxito dos Wham de 1984, “Last Christmas”.

10º Chris Rea “Driving Home For Christmas”


Inicialmente foi editada como lado b do single “Hello Friend” em 1986, mas rapidamente ganhou notoriedade suficiente para se juntar ao lote das canções mais tocadas ano após ano e se tornar como um dos maiores sucessos de Chris Rea.

11º Nat King Cole “The Christmas Song”


A canção foi ouvida pela primeira vez em 1946, mas sofreu alterações por duas vezes. Primeiro em 1953 e mais tarde em 1961, sendo esta considerada a versão definitiva. É um dos clássicos de Natal mais ouvidos de sempre. Mais de 50 artistas já gravaram uma versão deste tema, sendo a mais recente de 2019 de Alicia Keys.
12º John Lennon & The Plastic Ono Band “Happy Xmas (War is Over)”
13º Queen “Thank God It’s Christmas”
14º Bryan Adams “Christmas Time”
15º Whitney Houston “One Wish (For Christmas)”
16º Bing Crosby “White Christmas”
17º Bruce Springsteen “Santa Claus is Coming to Town”
18º Robbie Williams “Merry Christmas Everybody”
19º Gwen Stefani “You Make It Feel Like Christmas”
20º Coldplay “Christmas Lights”
21º Frank Sinatra “Let it Snow!”
22º Mariah Carey “Oh Santa!” (ft Ariana Grande)
23º Shawn Mendes & Camila Cabello “The Christmas Song”
24º Jamie Cullum “It’s Christmas”
25º Leona Lewis “One More Sleep”
26º Britney Spears “My Only Wish (This Year)”
27º Ava Max “Christmas Without You”
28º Frank Sinatra “Have Yourself a Merry Little Christmas”
29º The Pogues “Fairytale of New York”
30º Celine Dion “Happy Christmas”
Photo by Roberto Nickson on Unsplash
Lista disponível também em formato playlist no Spotify:

Rádio Arena

Outras novidades

Já está disponível “The Secret of Us” de Gracie Abrams

Já está disponível “The Secret of Us” de Gracie Abrams

A cantora e compositora americana, Gracie Abrams, marca um novo capítulo na sua carreira com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, "The Secret of Us". Este projeto, coproduzido pelo seu amigo e colaborador habitual Aaron Dessner, representa um marco...

Coldplay anunciam “Moon Music” para o dia 4 de outubro

Coldplay anunciam “Moon Music” para o dia 4 de outubro

Os Coldplay anunciaram hoje o lançamento do muito aguardado décimo álbum, “Moon Music”. O novo projeto chega às lojas e nos serviços de streaming, a 4 de Outubro, 2024. O primeiro single, “feelslikeimfallinginlove”, será lançado globalmente no dia 21 de Junho, próxima...

Ana Moura e Nelly Furtado lançam nova versão de “Força”

Ana Moura e Nelly Furtado lançam nova versão de “Força”

A icônica música “Força”, que se tornou o hino do Euro 2004 em Portugal, tem agora uma nova versão pelas mãos de Ana Moura e Nelly Furtado. Esta nova versão promete trazer um sopro de frescura, alinhando-se com as tendências eletrônicas que ambas as cantoras têm...