Foram mais de 14 mil votos que a organização do festival recebeu após ter lançado o desafio de escolher o nome do festival através de uma sondagem pública. O festival de música realizado em Briteiros (Guimarães) irá chamar-se, a partir do próximo ano, de “Rock No Rio Febras”.
A necessidade de mudança do nome surgiu depois da organização do Rock in Rio ter notificado o festival a mudar de nome, alegando uso indevido da marca e concorrência desleal.
Em comunicado, a organização anunciou também que a próxima edição que irá acontecer em 2024 vai realizar-se no dia 20 de junho, garantindo que o agora Rock no Rio Febras vai continuar a ser aquilo que foi e que sempre será.
O festival começou por se chamar Rock in Rio Febras e teve a sua primeira edição em 2022. Na votação referida estavam cinco possíveis nomes para o festival: Rock No Rio Febras (26,3%), Super Rock Super Febras (21,1%), Rock Near (but not in) Rio Febras (22,1%), Rockin’ Rio Febras (20,8%) e Rock Rio Febras (7,6%)
Ver esta publicação no Instagram
“Decidimos democratizar a escolha do novo nome do Febras (como se alguma vez fosse possível deixar de ser aquilo que foi e sempre será)”, lê-se no comunicado divulgado.
Em 2022, o evento teve a participação de cerca de 1500 pessoas, mas o mediatismo que aconteceu este ano devido ao “confronto” com o Rock in Rio Lisboa, originou uma afluência inesperada, obrigando a organização a limitar o acesso ao evento por questões de espaço, segurança e logística. Este ano o evento recebeu cerca de 5000 pessoas.
Foto: Cândido Moisés