A União Europeia de Radiodifusão e a BBC confirmaram hoje que a próxima edição do Festival Eurovisão da Canção será realizada no Reino Unido em nome da emissora vencedora deste ano, a UA:PBC da Ucrânia.
Esta decisão já era esperada há algum tipo devido às naturais dificuldades ou impossibilidade do evento ser organizado na Ucrânia devido ao conflito atual na região.
Tim Davie, o diretor-geral da BBC referiu que: “Ser convidado para sediar a maior e mais complexa competição de música do mundo é um grande privilégio. A BBC está empenhada em tornar o evento um verdadeiro reflexo da cultura ucraniana, além de mostrar a diversidade da música e criatividade britânicas.”
Além do anuncio do local da realização do Festival da Eurovisão foram ainda reveladas algumas novidades sobre o evento. Uma delas é a qualificação automática da Ucrânia para a Grande Final. A outra é o plano para criar um logótipo personalizado.
A BBC já tem um histórico longo de participação na Eurovisão e já se apresentou várias vezes como candidata quando, por alguma razão a emissora vencedora não o poderia fazer. A BBC já produziu oito edições e cinco vencedores.
A Eurovision.Tv disponibilizou um vídeo com alguns dos momentos marcantes das participações do Reino Unido nos últimos anos.
Na edição passada o Reino Unido esteve muito perto da vitória com a participação de Sam Ryder, que terminou na segunda posição.