Pink Floyd gravam canção nova em apoio à Ucrânia

"Hey Hey Rise Up" é a primeira canção gravada pela banda desde "The Division Bell" de 1994
Rádio Arena
08 Abril 2022

Os Pink Floyd lançam uma nova música em apoio ao povo da Ucrânia intitulada ‘Hey Hey Rise Up’. Esta é a primeira nova música original que os Pink Floyd gravam juntos enquanto banda desde “The Division Bell”, de 1994.

O tema traz David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data dos Pink Floyd Guy Pratt e Nitin Sawhney nos teclados e apresenta uma performance vocal de Andriy Khlyvnyuk da banda ucraniana Boombox.

A faixa, gravada na última quarta-feira, 30 de março, usa a voz de Andriy retirada de um post do seu Instagram (https://www.instagram.com/p/Cae5TydPAxh/) onde se vê e ouve Andriy cantando na Praça Sofiyskaya de Kiev. A música em si, ‘The Red Viburnum In The Meadow’, é uma canção de protesto ucraniana escrita durante a primeira guerra mundial que foi adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia. O título da música dos Pink Floyd é retirado do final da letra da canção que se se traduz como “Hey Hey Rise up and joy”.

Enquanto escrevia a música para o tema, David conseguiu falar com Andriy que está presentemente hospitalizado em Kiev, recuperando de um ferimento provocado por um estilhaço de morteiro. “I played him a little bit of the song down the phone line, and he gave me his blessing. We both hope to do something together in person in the future.”

O vídeo de ‘Hey Hey Rise Up’ foi filmado pelo diretor Mat Whitecross e filmado no mesmo dia em que a faixa foi gravada. David Gilmour “We recorded the track and video in our barn where we did all our Von Trapped Family live streams during lockdown. It’s the same room that we did the ‘Barn Jams’ with Rick Wright back in 2007. Janina Pedan made the set in a day and we had Andriy singing on the screen while we played, so the four of us had a vocalist, albeit not one who was physically present with us.

A capa do single apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. Esta imagem é uma referência direta à mulher que foi filmada para uma reportagem que deu a volta ao mundo dando sementes de girassol aos soldados russos enquanto lhes dizia para eles as colocarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis crescessem.

Texto: Press Warner Music Portugal promotion

Rádio Arena

Artistas no artigo: Andriy Khlyvnyuk | Pink Floyd

Outras novidades

Kings of Leon regressam com “Can We Please Have Fun”

Kings of Leon regressam com “Can We Please Have Fun”

A banda multiplatinada Kings of Leon está de volta com um novo álbum, "Can We Please Have Fun", a ser lançado a 10 de maio pela Capitol Records. O primeiro single, "Mustang", já está disponível e acompanhado pelo videoclip de "Mustang". Gravado em Nashville e...

The Cat Empire trazem a sua “golden age” ao NOS Alive’24

The Cat Empire trazem a sua “golden age” ao NOS Alive’24

Os lendários The Cat Empire, ícones da música australiana, foram confirmados para a 16ª edição do NOS Alive, que se realiza de 6 a 9 de julho de 2024 no Passeio Marítimo de Algés. Com uma carreira ilustre que se estende por várias décadas e géneros musicais, a banda...

Anitta confirmada no Festival Sudoeste a 9 de agosto

Anitta confirmada no Festival Sudoeste a 9 de agosto

Anitta está de regresso a Portugal para mais um concerto ao vivo no Festival Sudoeste depois da sua estreia em 2019 onde conseguiu uma das maiores plateias do festival. A brasileira Anitta irá atuar no dia 9 de agosto e já poderá provavelmente apresentar novas canções...

Diogo Piçarra anuncia novo álbum “SNTMTL”

Diogo Piçarra anuncia novo álbum “SNTMTL”

Diogo Piçarra anunciou hoje a data de lançamento do seu próximo álbum de originais, "SNTMNTL" ou "Sentimental". Este será o seu quarto álbum de estúdio e que é lançado quatro anos após a edição de "South Side Boy". O álbum ficará disponível em todas as plataformas...

[instagram-feed feed=2]