Phil Collins, membro dos Genesis e autor de alguns dos maiores êxitos pop de sempre está “definitivamente reformado”. Quem o afirma é o filho Nic Collins que o tem substituído na última digressão dos Genesis. Nic Collins disse, em entrevista à revista Rolling Stone que a sua carreira terminou tanto a solo como nos Genesis.
Chega assim ao final uma carreira de quase cinco décadas onde deixou como marca a participação num dos maiores e mais influentes grupo de sempre, os Genesis (com Tony Banks, Mike Rutherford e Peter Gabriel) e também com inúmeros sucessos a solo principalmente nas décadas de 80 e 90.
Depois de deixar, temporariamente os Genesis, Phil Collins aventurou-se numa aventura a solo em 1981 com a edição de um singles mais icónicos da pop e rock: “In the Air Tonight”, uma canção minimalista que ainda hoje é recordada como, talvez, o principal marco da carreira do britânico.
Com a edição dos seus dois primeiros álbuns se percebeu que se estava à frente de um artista icónico. Alternava temas pop “bem dispostos” com baladas ao piano que não deixavam ninguém indiferente. “Separate Lives”, “Groovy Kind of Love”, “One More Night” e “Against All Odds” são alguns dos melhores exemplos.
Alternando a carreira a solo com a edição de alguns álbuns com os Genesis, Phil Collins continuava a somar êxitos na sua carreira. A passagem de década de 80 para os 90’s, trariam mais dois sucessos, ambas baladas: “A Groovy Kind of Love” e “Another Day in Paradise”.
À exceção de Madonna e Michael Jackson, duas super estrelas dos 80’s, poucos eram os que rivalizavam com o britânico. Phil Collins é um dos artistas como maior sucesso não só na Europa como também em continente americano. Conseguiu chegar ao nº1 do top inglês com “You Can’t Hurry Love”, “Separate Lives” e “Groovy Kind of Love”. Já os norte-americanos levaram Phil Collins até o nº1 da Billboard Hot 100 por sete vezes com “Against All Odds”, “Separate Lives”, “One More Night”, “Sussudio”, “Groovy Kind of Love”, “Two Hearts” e “Another Day in Paradise”.
Ao longo das duas décadas seguintes foi gravando mais alguns álbuns, embora sem o mesmo mediatismo que os anteriores. Ainda assim ainda gravou canções que hoje todos reconhecem como “You’ll Be in My Heart” que fez parte da banda sonora do filme “Tarzan”.
Lista dos principais sucessos de Phil Collins a solo:
1981 In the Air Tonight
1981 I Missed Again
1982 You Can’t Hurry Love
1984 Against All Odds
1985 Sussudio
1985 Easy Lover (Philip Bailey)
1985 One More Tonight
1985 Take Me Home
1985 Separate Lives (ft Marilyn Martin)
1988 Groovy Kind of Love
1988 Two Hearts
1989 Another Day in Paradise
1990 I Wish It Would Rain Down
1990 Soemthing Happened on the Way to Heaven
1990 Do You Remember
1993 Both Sides of the Story
1996 Dance Into the Light
1998 True Colors
1999 You’ll Be in My Heart
2002 Can’t Stop Loving You
2003 The Least You Can Do
2003 Look Through My Eyes