Pedro Abrunhosa recebe Prémio de Melhor Disco Português dos últimos 40 anos pelo álbum Viagens

“Não Posso Mais”, “Socorro”, “Lua” e “Tudo o Que Eu Te Dou” são algumas das canções incluídas no álbum “Viagens”
16 Novembro 2024

No âmbito das comemorações dos 40 anos da revista Blitz, o emblemático álbum “Viagens” de Pedro Abrunhosa foi distinguido com o prémio de Melhor Disco Português (1984-2023). Este reconhecimento, atribuído pela Blitz, sublinha a importância duradoura de “Viagens”, que, três décadas após o seu lançamento original, continua a marcar a história da música portuguesa.

Na lista dos álbuns, eleitos por um grande júri de 170 pessoas ligadas ao meio da música convocado pela BLITZ, que congrega artistas, editores, agentes, managers, promotores, produtores de espetáculos, radialistas e jornalistas de órgãos de comunicação social, estão, para além de Pedro Abrunhosa, artistas como Ornatos Violeta, Xutos & Pontapés, António Variações e GNR. Nota para o facto de na lista dos melhores discos dos últimos 40 anos, todos eles estarem incluídos num curto período de 15 anos compreendidos entre 1984 e 1999.

1º “Viagens”, de Pedro Abrunhosa e Bandemónio (1994)
2º “O Monstro Precisa de Amigos”, dos Ornatos Violeta (1999)
3º “Circo de Feras”, dos Xutos & Pontapés (1987)
4º “Dar & Receber”, de António Variações (1984)
5º “Psicopátria”, dos GNR (1986)

Para assinalar este marco, foi lançada uma edição comemorativa em vinil colorido, proporcionando aos fãs e colecionadores a oportunidade de reviver este clássico da discografia nacional.

As celebrações estenderam-se aos palcos, com Pedro Abrunhosa a esgotar quatro concertos no Super Bock Arena, onde homenageou “Viagens” e contagiou o público com os seus maiores sucessos. Diante da elevada procura, foi anunciada uma nova data, a 16 de novembro. O artista subirá ainda ao palco da MEO Arena, em Lisboa, no dia 23 de novembro, para mais um espetáculo dedicado a este álbum lendário.