Óscares: “CODA” é o vencedor de Melhor Filme

Foi a primeira que um filme de uma plataforma de streaming (Apple TV) a vencer a principal categoria.
Rádio Arena
28 Março 2022

“CODA”, o filme de Sian Heder, foi o grande vencedor da edição deste ano dos Óscares ao vencer três prémios, entre os quais o mais apetecido de “Melhor Filme”. “CODA é o primeiro filme de uma plataforma de streaming, neste caso da Apple+, a vencer o Óscar de Melhor Filme.
Para além de Melhor Filme, “CCODA” venceu também nas vategorias de Argumento Adaptado e Ator Secundário (Troy Kotsur). O filme conseguiu bater a forte concorrência de “O Poder do Cão“, o grande favorito à partida, “West Side Story” ou “Dune“. “CCODA” apenas foi exibido, até ao momento na plataforma da “Apple TV”
CODA” é um remake de um filme francês “A Família Bélier” de 2014, e conta a história de uma rapariga que sonha ser cantora e da sua relação com os pais, ambos surdos e que conta com as interpretações de Troy Kotsur, Marlee Matlin e Daniel Durant.

A grande desilusão da noite foi para o filme “O Poder do Cão” com 12 nomeações, muitas delas nas principais categorias. Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee faziam parte do elenco do flme e todos eles estavam nomeados, mas no final apenas a realizadora do filme, Jane Campion, levaria uma estatueta da categoria de Realização.
Na categoria de Melhor Canção para banda sonora de um filme venceu Billie Eilish com “No Time To Die” do filme com o mesmo nome. A música foi interpretada na cerimónia, tal como três das candidatas na categoria. Para além de Billie Eilish atuaram também Beyoncé, Sebsatian Yatra e Reba McEntire.

A noite ficaria também marcada por um estranho momento protagonizado entre Will Smith e Chris Rock no qual durante um trecho humorístico Will Smith tenta dar uma estalada a Chris Rock, ficando a dúvida se se trataria de uma encenação, ou não. O motivo terá sido uma frase proferida por Chris Rock a Jada Pinkett, mulher de Will Smith. Will não gostou da piada, subiu ao palco e tentou dar uma estalada a Rock, tendo ficado este tão surpreendido que mal conseguia articular uma palavra. Smith após regressar ao seu lugar na plateia ainda se dirigiu a Chris Rock dizendo: “Deixa o nome da minha mulher fora da tua boca”.
Eis alguns dos principais momentos da noite vivida no Dolby Theatre em Hollywood, Los Angeles (via NBC News)

Lista de vencedores dos Óscares 2022:
Melhor Filme “CODA – No Ritmo do Coração”
Realização  Jane Campion (“O Poder do Cão”)
Melhor Ator Will Smith (“King Richard – Para Além do Jogo”)
Melhor Atriz Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”)
Ator Secundário Troy Kotsur (“CODA – No Ritmo do Coração”)
Atriz Secundária Ariana De Bose (“West Side Story”)
Argumento Original – “Belfast”
Argumento Adaptado “CODA – No Ritmo do Coração”
Documentário “Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)”
Filme Internacional “Drive My Car – Conduz o Meu Carro”
Filme de Animação – “Encanto”
Fotografia “Dune – Duna”
Montagem “Dune – Duna”
Canção Billie Eilish, “No Time to Die” (“007 – Sem Tempo para Morrer”)
Banda Sonora Original – Hans Zimmer, “Dune – Duna”
Design de Produção “Dune – Duna”
Efeitos Visuais “Dune – Duna”
Guarda- roupa “Cruella”
Som “Dune – Duna”
Caracterização  “Os Olhos de Tammy Faye”
Curta-Metragem de Animação “The Windshield Wipe”

Rádio Arena

Artistas no artigo: Billie Eilish

Outras novidades

Kings of Leon regressam com “Can We Please Have Fun”

Kings of Leon regressam com “Can We Please Have Fun”

A banda multiplatinada Kings of Leon está de volta com um novo álbum, "Can We Please Have Fun", a ser lançado a 10 de maio pela Capitol Records. O primeiro single, "Mustang", já está disponível e acompanhado pelo videoclip de "Mustang". Gravado em Nashville e...

The Cat Empire trazem a sua “golden age” ao NOS Alive’24

The Cat Empire trazem a sua “golden age” ao NOS Alive’24

Os lendários The Cat Empire, ícones da música australiana, foram confirmados para a 16ª edição do NOS Alive, que se realiza de 6 a 9 de julho de 2024 no Passeio Marítimo de Algés. Com uma carreira ilustre que se estende por várias décadas e géneros musicais, a banda...

Anitta confirmada no Festival Sudoeste a 9 de agosto

Anitta confirmada no Festival Sudoeste a 9 de agosto

Anitta está de regresso a Portugal para mais um concerto ao vivo no Festival Sudoeste depois da sua estreia em 2019 onde conseguiu uma das maiores plateias do festival. A brasileira Anitta irá atuar no dia 9 de agosto e já poderá provavelmente apresentar novas canções...

Diogo Piçarra anuncia novo álbum “SNTMTL”

Diogo Piçarra anuncia novo álbum “SNTMTL”

Diogo Piçarra anunciou hoje a data de lançamento do seu próximo álbum de originais, "SNTMNTL" ou "Sentimental". Este será o seu quarto álbum de estúdio e que é lançado quatro anos após a edição de "South Side Boy". O álbum ficará disponível em todas as plataformas...

[instagram-feed feed=2]