Através de plataformas de Inteligência Artificial (IA), a banda indie britânica Breeze conseguiu nestas últimas semanas alcançar sucesso com um álbum onde recria como soaria hoje o grupo Oasis.
“Estávamos aborrecidos à espera que os Oasis voltassem”, explicou o grupo ao apresentar o álbum “AISIS”, um jogo de palavras entre AI, a sigla das palavras Inteligência Artificial em inglês e o nome da antiga banda de Liam Gallagher.
Para não terem que esperar por um novo álbum dos Oasis, que poderá mesmo nunca vir a acontecer, a banda gravou oito faixas inspiradas nos Oasis, utilizando depois um modelo de IA para simular a voz de Liam Gallagher.
A novidade aqui é que ao contrário do que seria de esperar e como já aconteceu noutras situações, o vocalista da banda britânica até aprovou de certa forma as gravações referindo que considerou “melhor do que todas as outras coisas por aí“.
Segundo um artigo no jornal britânico The Guardian, as oito faixas do álbum “AISIS” são praticament indistinguíveis de um verdadeiro álbum dos Oasis.