Morreu Tina Turner

A morte da artista foi anunciada pelo seu porta-voz através de um comunicado onde se lê “Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo.”
24 Maio 2023

Tina Turner, uma das artistas de maior sucesso na história da música, morreu hoje aos 83 anos. A artista norte-americana vendeu mais de 180 milhões de discos e recebeu 12 Grammys ao longo da sua carreira. Foi ainda indicada duas vezes para o Rock’n’Roll Hall of Fame.

Tina Turner foi a primeira artista negra e a primeira artista feminina a surgir na capa da conceituada revista Rolling Stone.

A morte da artista foi anunciada pelo seu porta-voz através de um comunicado onde se lê: Tina Turner, a ‘Rainha do Rock ‘n’ Roll’ morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça” (…) “Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo.

Tina Turner foi uma das artistas mais inspiradoras de várias gerações. Beyoncé poderá ser um dos maiores exemplos. Juntas fizeram um dueto memorável de “Proud Mary” nos Grammy Awards de 2008.

A carreira da artista começou nos anos 60 com o seu ex-marido Ike. Com duo, Ike & Tina Turner atingiram o topo das tabelas de venda com clássicos com o “River Deep Mountain High” ou “Proud Mary”. Nos anos 80 Tina Turner começa a sua carreira a solo e num ápice torna-se num verdadeiro ícone. Primeiro com uma versão de Al Green, “Let’s Stay Together” e depois com a edição do álbum “Private Dancer”, um LP que vendeu mais de 10 milhões de unidades. “Private Dancer” e “What’s Love Got To Do With It” tornar-se-íam sucessos globais.

Ao longo da sua carreira teve ainda muitos outros momentos altos. Para sempre ficam temas como “The Best” ou a sua participação na banda sonora de um dos filmes de James Bond, “Goldeneye”.