MEO Kalorama planta árvores para mitigar emissões de carbono

Esta foi uma parceria com a Quercus e aconteceu no Parque da Bela Vista. O festival MEO Kalorama decorre este ano entre os dias 29 e 31 de agosto e conta com LCD Soundsystem, Sam Smith e Massive Attack como alguns dos artistas confirmados.
19 Fevereiro 2024

No passado dia 16 de fevereiro, a equipa do MEO Kalorama, em parceria com a Quercus, deu início à plantação de 1000 árvores num talhão localizado perto das traseiras do Palco MEO, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. A iniciativa, que teve como objetivo mitigar as emissões de carbono do festival, contou com a participação da comunidade We Are MEO Kalorama.

Após a plantação das primeiras 80 árvores, a equipa do festival visitou a Casa das Cores, uma casa de acolhimento no Bairro das Amendoeiras, em Chelas. O objetivo da visita foi conhecer e conviver com os jovens que ali vivem temporariamente e explorar possibilidades futuras de colaboração com o festival.

meo kalorama foto iamsoares 01

Foto: I Am Soares

A iniciativa da MEO Kalorama demonstra o compromisso do festival com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A plantação de árvores contribui para a reflorestação da área e para a mitigação das emissões de carbono, enquanto a visita à Casa das Cores reforça o compromisso do festival com a comunidade local.

MEO Kalorama: compromisso com a comunidade local

O festival MEO Kalorama continua a destacar-se com o seu compromisso com a comunidade local. Desde 2022, o festival tem vindo a desenvolver diversas iniciativas para envolver os vizinhos e as associações locais, demonstrando o seu compromisso com o bem-estar da comunidade.

Até ao momento, o apoio do Festival MEO Kalorama às iniciativas locais totalizou cerca de 120.000 euros. Este valor inclui:

  • Emprego de aproximadamente 300 residentes
  • Doação de 7.600 refeições a famílias carenciadas através da organização REFOOD
  • Investimento de mais de 13.000 euros em projetos comunitários, através de várias associações
  • O MEO Kalorama contratou também dez artistas locais através da curadoria da associação “Chelas é o Sítio” e doou mais de 15.000 euros em materiais para associações e munícipes.

O festival evidencia uma vez mais a importância do seu pilar da Sustentabilidade, reforçando a adoção de práticas sustentáveis em eventos de grande dimensão e esperando inspirar outras organizações a seguirem o mesmo caminho. O MEO Kalorama demonstra que entretenimento e cultura podem ser desfrutados de uma forma menos impactante do ponto de vista ambiental e mais significativa nos benefícios sócio-económicos.

Alguns exemplos concretos das iniciativas do MEO Kalorama em prol da comunidade local incluem:

  • Apoio à Casa das Cores, uma casa de acolhimento para jovens em situação de vulnerabilidade
  • Parceria com a Quercus na plantação de 1000 árvores
  • Organização de workshops e atividades para crianças e jovens
  • Promoção da economia local através da contratação de empresas e fornecedores locais
  • O MEO Kalorama é um exemplo de como um festival de música pode ser um agente positivo na comunidade local. O festival demonstra que é possível conciliar entretenimento e cultura com responsabilidade social e ambiental.

Foto: I Am Soares