Liverpool recebe a edição de 2023 da Eurovisão

O Reino Unido foi o país escolhido para substituir a Ucrânia na organização do evento devido ao conflito que decorre no seu território contra a Rússia
10 Outubro 2022

Já é conhecida a cidade que vai receber a final da Eurovisão no próximo ano. A cidade escolhida é Liverpool. O evento irá decorrer na Liverpool Arena no sábado, 13 de maio, com as meias-finais a decorrerem a 9 e 11 de maio.

A edição de 2023 será organizada pela BBC e pela EBU (União Europeia de Radiodifusão) em parceria com a UA:PBC, emissora pública da Ucrânia.

A cidade de Liverpool foi a escolhida depois de um processo de candidatura que examinou os locais candidatos a acolher o evento. As boas instalações do local, a capacidade para acomodar as delegações de todos os países, infraestruturas e a oferta cultural da cidade foram algumas das razões que levaram à escolha da cidade onde nasceram os The Beatles para receber a edição de 2023 da Eurovisão.

Esta é já a nona vez que o Reino Unido recebe uma final da Eurovisão. Londres (1960, 1963, 1968, 1977), Edimburgo (1972), Brighton (1974), Harrogate (1982) e Birmingham (1998) foram as cidades que já tiveram a oportunidade de assistir à final na própria cidade.

Este é o vídeo do anuncio da cidade anfitriã da final da Eurovisão em 2023

O país vencedor da edição deste ano foi a Ucrânia, mas devido ao conflito que ainda se mantém com a Russia, não haverá condições para o país receber e acolher a edição do próximo ano.