Jain “Makeba”

E de repente uma canção de 2015 torna-se uma das mais populares destes últimos meses… É mais um fenómeno da‌ internet surgido através das redes sociais. Estamos a falar sobre a canção “Makeba” gravada originalmente em 2015 pela artista francesa Jain.

“Makeba” foi editada há nove anos e incluída no disco de estreia de Jain. O tema usa um sample de “Me and the Gang” do produtor Hamilton Bohannon lançado em 1978. Na altura a canção atingiu o top ten francês de singles.

A canção faz referência a Miriam Makeba, também conhecida por “Mama Africa”, uma cantor ativista da África do Sul.

Este ano, “Makeba” voltou a ser ouvida massivamente depois de se ter tornado viral na rede social TikTok após também ter sido usada em anúncios comerciais da Marshalls e da Levi’s. A partir daí foi também muito usada como base sonora às típicas danças do TikTok e Reels, o que tornou a canção, ou pelo menos o seu refrão, como um dos mais ouvidos e populares este ano.

Mas há mais razões para o sucesso da canção…  a canção foi também usada como intro no programa de televisão norte-americano “I’m a Celebrity… Get Me Out of Here” e ainda na cobertura dos campeonatos de futebol da Premier League (Reino Unido) e Ligue 1 (França) feita pela Amazon Prime Video.

Nesta altura, até poderá não conseguir identificar a artista Jain, quando ouvir o refrão da canção, mas será praticamente impossível ainda não ter ouvido o refrão de “Makeba”

Letra de “Makeba”

Rádio Arena

Artistas: Jain | Makeba