Dua Lipa: a albanesa que conquistou o mundo

Dua Lipa atua em Portugal no dia 5 no Altice Forum Braga e no dia seguinte na Altice Arena em Lisboa. Os concertos estão inseridos na "Future Nostalgia EU Tour 2022"
Dua Lipa em Portugal!
Rádio Arena
30 Junho 2021

Dua Lipa vai finalmente apresentar-se ao vivo em Portugal. Os concertos estão confirmados e agendados para os dias 5 de junho no Altice Forum Braga e no dia seguinte no Altice Arena em Lisboa. O motivo da sua visita é apresentação ao vivo em Portugal da “Future Nostalgia Tour“. A artista é atualmente uma das mais populares em Portugal e um pouco por todo mundo, tendo sido mesmo considerada pela revista Time como uma das artistas mais influentes para o futuro.

Dua Lipa em Portugal

Dua Lipa em Portugal


Mas quem é Dua Lipa?
Obviamente que já é conhecida de todos. Ainda assim, vamos lá atrás relembrar as suas origens… É um caso muito especial no universo da pop. Não é todos os dias que uma artista de origem albanesa consegue triunfar mundialmente. Dua Lipa começou, tal como muitos aspirantes ao estrelato, a gravar vídeos para o YouTube com versões de outros artistas, muito influenciada por artistas como Madonna, Outkast ou Moloko. Não esquecer também a influência do pai, Dukagjin Lipa, também ele artista com relativo sucesso na Albânia.

Dua Lipa é filha de uma família de refugiados sendo os pais kosovares-albaneses. Nasceu em Londres mas viveu grande parte da sua adolescência em Pristina, no Kosovo. Mas foi quando regressou a Londres que começou a ganhar alguma notoriedade. Primeiro como modelo e depois como cantora ao editar, em 2015, o single “Be the One” que a levaria pela primeira vez à tabela britânica de singles de vendas.

As portas do sucesso estavam abertas. E não desiludiu após ter captado uma primeira atenção dos media. Em 2017 editou o seu álbum de estreia e dele saíram sucessos como “New Rules” e “IDGAF”. Tornaram-se rapidamente êxitos globais atingido o numero um em muitos países. Portugal não era exceção. O álbum viria mais tarde a conquistar cinco Brit Awards. Embarcou então na sua primeira digressão mundial. Nesta altura já não havia quem não conhecesse Dua Lipa.
Seguiram-se naturalmente pedidos de colaborações com outros artistas e nos quais Dua Lipa não se saiu nada mal! Uma das colaborações foi com o Dj britânico Calvin Harris em “One Kiss”, tornando-se um dos maiores sucessos da década.

Colaborou também com Martin Garrix em “Scared To Be Lonely”, com as BLACKPINK em “Electricity” com Diplo e Mark Ronson.
A artista albanesa não esperou muito até lançar o segundo álbum, editado pela Warner Music, “Future Nostalgia”, o álbum que motiva a sua visita a Portugal no próximo ano. Lançado em março de 2020 já vendeu nesta altura milhões de álbuns e com posições sempre de relevo nas principais tabelas de streaming.
“Don’t Start Now”, “Break My Heart” e “Physical” são os temas mais conhecidos do álbum. Mas houve um que conseguiu um passo maior na carreira da artista de origem albanesa. Praticamente um ano depois do lançamento do álbum “Future Nostalgia”, os norte-americanos ficaram rendidos ao single “Levitating”. Apesar de “Don’t Start Now” já ter chegado a nº2 da Billboard Hot 100, “Levitating” quebrou todas as barreiras que faltavam num mercado conservador como é o norte-americano, tendo também contado para isso com a colaboração do rapper DaBaby.
Foi essa a canção que a artista escolheu para apresentar ao vivo na cerimonia dos Grammys deste ano.
.
Atualmente, Dua Lipa é uma das artistas pop mais bem sucedida no mundo. Ainda assim não esquece as suas raízes. Continua a dar grande importância à fundação que criou com o seu pai em 2016, a “Sunny Hill Foundation“, com o objetivo de apoiar projetos sociais no Kosovo. Através da fundação já organizou um festival de angariação de fundos, o “SunnyHill Festival”, onde já atuou por exemplo Miley Cyrus e claro, a própria Dua Lipa.
Em 2022, as cidades de Braga e Lisboa vão ter o privilégio de receber a artista em dois concertos que, deverão naturalmente esgotar a venda de bilhetes muito rapidamente.
Mais notícias sobre Dua Lipa

Rádio Arena

Outras novidades

Festival O Sol da Caparica 2024: primeiros nomes anunciados

Festival O Sol da Caparica 2024: primeiros nomes anunciados

O Festival O Sol da Caparica regressa ao Parque Urbano da Costa da Caparica entre 15 e 18 de agosto para a sua 9ª edição. A organização já revelou os primeiros nomes do cartaz, que promete uma grande diversidade de artistas da lusofonia. Calema, Rui Veloso, L7NNON,...

Margarida Corceiro e Lando Norris: Novos indícios de um romance?

Margarida Corceiro e Lando Norris: Novos indícios de um romance?

A atriz portuguesa Margarida Corceiro continua a alimentar os rumores de um possível romance com o piloto britânico Lando Norris, após serem vistos juntos no Mónaco no passado dia 14 de abril. Margarida Corceiro, que recentemente surpreendeu os fãs com uma mudança de...

Veja aqui o trailer do documentário sobre os Beach Boys

Veja aqui o trailer do documentário sobre os Beach Boys

O trailer do documentário sobre os norte-americanos Beach Boys foi lançado na terça-feira, 9 de abril, e a estreia mundial está agendada para o dia 24 de maio na plataforma Disney+. O filme inclui imagens de arquivo inéditas e novas entrevistas com os membros do grupo...

Coachella 2024: Muitos concertos para ver em direto no YouTube

Coachella 2024: Muitos concertos para ver em direto no YouTube

O primeiro fim de semana do Festival de Música e Arte de Coachella Valley 2024 começa na localidade de Indio, Califórnia, na sexta-feira, dia 12 de abril. A poucos dias do arranque, o programa completo já foi divulgado. Pode ler abaixo os detalhes do palco e da hora...