Daddy Yankee, o “Rei do Reggaetón”, está de volta com o seu novo álbum, “Legendaddy”, com o qual se despede da indústria musical. “Legendaddy” é o seu primeiro álbum de estúdio em 10 anos, desde “Prestige”, de 2012.
Daddy Yankee disse numa mensagem aos seus fãs: “Anuncio a minha retirada da música, ao vos dar a minha melhor produção e a minha melhor digressão. Vou dizer adeus celebrando estes 32 anos de experiência com um objeto de coleção, o meu novo álbum Legendaddy. Vou- vos dar todos os estilos que me têm definido num só álbum.”
O músico é responsável por ter introduzido o Reggaetón a uma audiência global e ao fazer deste género um fenómeno mundial com o single “Gasolina”, de 2004.
Desde este single, Daddy Yankee vendeu mais de 30 milhões de discos, tornando-o um dos artistas latinos mais bem-sucedidos de sempre, sendo que o álbum “Barrio Fino”, de 2004, ficou para a história ao tornar-se o álbum de música latina mais vendido na década 2000-2009.
Em 2017, trabalhou com Luis Fonsi no êxito “Despacito”, que se tornou na primeira canção cantada em espanhol a liderar o top Hot 100 da Billboard desde 1996, além de ser o vídeo mais visto no YouTube. Em 2020, tornou-se o primeiro vídeo no YouTube a atingir as 7 mil milhões de visualizações.
“Rumbatón” é uma das canções incluídas no seu último disco.
Foto: Daddy Yankee / reprodução redes sociais (facebook)