Apple Music revela os 100 melhores álbuns de sempre

Lauryn Hill, Michael Jackson e The Beatles ocupam as três primeiras posições da lista
28 Maio 2024

Esta semana, a Apple Music divulgou a sua lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos, suscitando debates e discussões intensas entre entusiastas da música. A lista foi criada por um painel diversificado de especialistas, incluindo a equipa editorial da Apple Music, artistas, compositores, produtores e outros profissionais da indústria. Entre os membros notáveis deste painel estão o lendário produtor musical Nile Rodgers e os artistas e produtores indicados ao Grammy, Maggie Rogers, Zane Lowe e Ebro Darden.

O álbum que ocupa o primeiro lugar da lista é “The Miseducation of Lauryn Hill”, da rapper e cantora Lauryn Hill. Lançado em 1998, este é o único álbum solo de estúdio de Lauryn Hill, e é celebrado pelo seu profundo impacto cultural e espiritual na época. Lauryn Hill, ao receber o prémio, expressou a sua gratidão: “Este é o meu prémio, mas é uma narrativa rica e profunda que envolve tantas pessoas, muito sacrifício, muito tempo e muito amor coletivo”.

Em segundo lugar na lista está “Thriller”, de Michael Jackson, um álbum que redefiniu a indústria da música popular com o seu sucesso e influência sem precedentes. Sete das suas nove faixas tornaram-se singles no top 10, tornando-o um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

O terceiro lugar é ocupado por “Abbey Road”, dos Beatles, uma coleção de músicas que mostra a banda no seu auge criativo. Maggie Rogers, indicada ao Grammy, elogiou o álbum, afirmando: “É para pessoas de todas as idades. Há algo para cada momento da humanidade e cada sentimento humano neste disco.”

Curiosamente, o icónico álbum dos Beatles de 1967, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, amplamente aclamado como um dos melhores álbuns de todos os tempos por publicações como a Rolling Stone, não entrou na lista da Apple Music.

Entre os artistas com mais entradas na lista estão os Beatles, Prince, Radiohead e Beyoncé, cada um com dois álbuns. Os Beatles são representados por “Abbey Road” e “Revolver”, enquanto as contribuições de Prince incluem “Purple Rain” e “Sign O’ the Times”. “Songs in the Key of Life” e “Innervisions” de Stevie Wonder também entraram na lista, juntamente com “OK Computer” e “Kid A” do Radiohead.

A diversidade de géneros e épocas representados na lista reflete o compromisso da Apple Music em reconhecer a riqueza e a variedade da música global. Álbuns contemporâneos como “Lemonade” de Beyoncé e “To Pimp a Butterfly” de Kendrick Lamar destacam-se pela sua relevância cultural e impacto social. “Lemonade” é elogiado pela sua abordagem inovadora e pelas suas poderosas mensagens sociais e pessoais, enquanto “To Pimp a Butterfly” é celebrado pela sua mistura de hip-hop com jazz, funk e soul, explorando temas de identidade afro-americana e injustiças sociais.

Em suma, a lista dos 100 melhores álbuns de sempre da Apple Music é uma celebração da criatividade, inovação e impacto cultural que definem a música. Desde clássicos intemporais a obras contemporâneas que desafiam as normas, esta seleção destaca o poder transformador da música e a sua capacidade de unir pessoas de todas as culturas e gerações. Esta é a lista dos 20 primeiros álbuns classificados nessa mesma lista:

1 Lauryn Hill “The Miseducation of Lauryn Hill”
2 Michael Jackson “Thriller”
3 The Beatles “Abbey Road”
4 Prince & The Revolution “Purple Rain”
5 Frank Ocean “Blonde”
6 Stevie Wonder “Songs in the Key of Life”
7 Kendrick Lamar “good kid, m.A.A.d city”
8 Amy Winehouse “Back to Black”
9 Nirvana “Nevermind”
10 Beyoncé “Lemonade”
11 Fleetwood Mac “Rumours”
12 Radiohead “Ok Computer
13 Jay-Z The Blueprint
14 Bob Dylan “Highway 61 Revisited”
15 Adele “21”
16 Joni Mitchell “Blue”
17 Marvin Gaye “What’s Going On”
18 Taylor Swift “1989”
19 Dr. Dre “The Chronic”
20 Beach Boys “Pet Sounds”